O que é uma estrutura para afiliados?

O mercado de afiliados está em um excelente momento, e saber que ferramentas usar é fundamental para um bom desempenho

O termo Estrutura para Afiliados tem se popularizado bastante nos últimos tempos. Isso porque o mercado de afiliados cresceu muito, e para conseguir resultados rápidos e de 5 ou 6 dígitos é necessário que o afiliado tenha ferramentas que vão ajudar a profissionalizar seu trabalho para conseguir atingir essa meta mais facilmente.

Essas ferramentas vão formar a base do seu marketing para envolver seu cliente até finalmente chegar à tão aguardada venda. Por isso o nome Estrutura.

Alguns exemplos de ferramentas são:

  • Página de vendas
  • Instagram
  • Facebook e outras redes sociais
  • Plataformas de anúncio (Facebook Ads, Google Ads, Taboola)
  • Canal no YouTube
  • Domínio próprio
  • Hospedagem
  • Blog
  • E-mail marketing
  • WhatsApp

Esses são exemplos dos meios e ferramentas mais utilizados nesse mercado.

Mas é necessário ter tudo isso pra conseguir vender? A resposta é simples: Não, você não precisa de todas essas ferramentas para conseguir excelentes resultados. E o que eu vou estar falando no decorrer desse artigo é das principais diferenças das estruturas necessárias.

Tudo vai depender de qual estratégia se enquadra melhor no seu perfil, o tempo diário que você tem para usar, se pretende investir dinheiro ou não, se pretende aparecer ou não.

Vou abordar os detalhes aqui para que você consiga tirar suas dúvidas e decidir por onde começar.

Para ser mais objetivo, vamos dividir os tópicos em estrutura paga e gratuita (orgânica).

Estrutura gratuita

Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube, LinkedIn, Pintrest e blogs são grandes exemplos de ferramentas gratuitas à disposição de todos.

Você não precisa investir nada além do seu tempo para fazer parte dessas plataformas.

Você pode utilizar tanto uma dessas plataformas ou todas, mas sempre é recomendado ter pelo menos o Instagram bastante ativo.

Tudo o que você precisa fazer é criar conteúdos que vão atrair seguidores para essas plataformas que você escolher e em algum momento tentar vender algo para eles.

Mas pelo fato dessas plataformas serem gratuitas e estarem à disposição de todos, a concorrência tende a ser maior, e com a concorrência maior é preciso um trabalho muito mais profissional e diferenciado para que você consiga se destacar e gerar desejo em seus seguidores de comprar de você. Porque muito provavelmente eles estarão seguindo outras pessoas que estão fazendo isso também.

Então para ter sucesso de forma gratuita é preciso mergulhar fundo no produto que promove e mostrar seus resultados com ele. Dar dicas gratuitas, mostrar sua rotina e como você consegue se beneficiar com esse produto.

Para isso você pode aproveitar todos os recursos que as plataformas fornecem, como os Stories do Instagram, o Reels também, que está bem em alta e com mais chances de viralizar seu conteúdo. Você precisa escolher em quais plataformas você quer e tem tempo para se dedicar e criar o máximo de conteúdo interessante que conseguir. Só tomando cuidado para não se tornar cansativo e repetitivo e com isso fazer com com que seus seguidores se cansem dos seus conteúdos e acabem não comprando nada de você.

Na estratégia gratuita você precisa gerar autoridade com seu público até eles terem confiança e desejo de comprar de você.

No longo prazo isso pode ser bom, e a estratégia gratuita pode ser uma grande aliada da estratégia paga, que vamos ver agora.

Estrutura paga

A estrutura paga envolve outras ferramentas e meios, como por exemplo: página de venda, domínio próprio, hospedagem, Google Ads, Facebook Ads, WhatsApp e e-mail marketing.

A forma de comunicação aqui também é diferente, porque você vai alcançar seus potenciais clientes a partir de anúncios. E se você quiser, você nem precisa aparecer.

Nesse formato você estará pagando ao Google, Facebook ou outra plataforma como Taboola para exibir anúncios do produto que você promove para pessoas que possuem interesse no assunto do seu produto. As plataformas de anúncio permitem que você escolha o seu público com base no interesse das pessoas, idade, gênero e etc. E o alcance pode chegar a milhões de pessoas possíveis. Por isso é uma forma extremamente eficiente de venda.

O que você precisa fazer é criar anúncios em imagem, vídeo ou texto que sejam atraentes e que despertem o interesse das pessoas. Nesse caso, cada plataforma tem seus formatos, e é preciso estudar cada uma delas.

O ideal é que comece com uma plataforma primeiro, antes de ir para outras. Para que você possa adquirir experiência com o investimento em tráfego.

Quando os usuários clicarem em seus anúncios, eles serão direcionados para o destino que você definir. Pode ser para seu WhatsApp, Messenger, ou para uma Página de Vendas, que é o mais comum. A página de venda que o produtor cria, geralmente tem elementos bem persuasivos para que seu cliente desperte o interesse em comprar o produto.

Estrutura mínima que gera resultados

No geral, levar pessoas para uma página de venda é a melhor opção para conseguir resultados. Então, quanto mais pessoas qualificadas você levar para sua página, mais chances de vender você terá. E a vantagem do tráfego pago é conseguir esse público rapidamente, dependendo apenas do quanto você tem disponível para investir. Quanto maior o valor, mais pessoas chegarão até sua página. Veja aqui qual o investimento mínimo ideal para começar.

Então pra você começar a fazer isso, os requisitos necessários são:

1. Ter conhecimento em alguma plataforma de anúncio

Seja o Google, Facebook ou Taboola, cada uma tem suas particularidades e estratégias.

O ideal é que você escolha uma, de preferência o Google ou Facebook inicialmente, e estude bastante sobre ela. Pode ser através de algum curso ou então de vários conteúdos gratuitos como aqui no blog da Vendd ou em vários canais do YouTube que ensinam sobre o assunto.

Após você se familiarizar com alguma dessas plataformas você estará apto a criar sua primeira campanha paga.

2. Conhecer sobre estratégias de marketing e copy

Não adianta apenas saber ativar um anúncio nas plataformas de anúncios. Para ter sucesso nas vendas, é preciso saber também como atrair a atenção dos usuários para seus anúncios. Porque vai ser a porta de entrada para a página de venda. Eles precisam primeiro se interessar pela mensagem que você vai passar em seu anúncio, aí então é que virão os clicks, e posteriormente, vendas.

Copy nada mais é do que a produção de textos persuasivos que vão despertar o interesse e o desejo de quem estiver lendo. Ter um bom conhecimento sobre Copywriting é bastante válido para melhorar ainda mais seus resultados.

3. Ter uma página de venda

As plataformas de afiliados como a Hotmart por exemplo, fornecem um link para você divulgar quando você se afilia a um produto. Esse link é parecido com esse: https://go.hotmart.com/S9IOAP. A função dele é identificar que a comissão é sua. Quando alguém clicar nele e comprar, a plataforma sabe que deve contabilizar a comissão pra você.

Porém não é recomendado anunciar esse link nas plataformas de anúncio porque você corre o risco de ter sua conta bloqueada. O Facebook Ads por exemplo, agora exige que você tenha um domínio próprio verificado para criar campanhas.

Como evitar bloqueio no Facebook Ads

Mas então preciso criar uma página?

Não necessariamente. Se você tiver conhecimento em criação de site, você até pode criar sua página.

Mas caso você prefira praticidade e agilidade, você pode usar ferramentas como o clonador de páginas da Vendd por exemplo, que transforma o seu link de afiliado em uma página de venda em questão de segundos. E ainda permite você usar seu próprio domínio. E o melhor de tudo é que mantém sua comissão marcada normalmente quando o usuário acessar sua página.

Como ter sua própria página de vendas com a Vendd em segundos

4. Aguardar e analisar os resultados

Com os 3 passos anteriores em execução você vai conseguir:

  • Fazer seu anúncio chegar a um grande número de pessoas
  • Obter muitas visitas em sua página
  • Conseguir vendas

Agora você precisa acompanhar de perto o desempenho dos seus anúncios, fazer ajustes quando for necessário e colher suas comissões.

Conclusão

Independentemente do caminho que você escolher (pago ou gratuito), você precisará se dedicar na criação de sua estrutura para conseguir bons resultados.

No gratuito, você precisará conquistar sua audiência com seu conteúdo. E isso exige criatividade e paciência até conseguir conquistar um bom público para conseguir vender para eles.

No pago, você precisará conhecer algumas técnicas e ferramentas de marketing como as plataformas de anúncio por exemplo. E isso te dá a possibilidade de ter uma audiência grande muito mais rápido.

Portanto, vale a pena analisar o que se enquadra melhor no seu perfil e aproveitar essa grande oportunidade de faturar pela internet.

Boas Vendas!!