Como evitar bloqueio no Facebook Ads

Se você trabalha como afiliado utilizando tráfego pago, você provavelmente já sabe desse grande problema que assombra uma grande parte dos afiliados, que são os bloqueios nas contas de anúncio. Mas se você está começando e ainda não sabe do que isso se trata, já ficam aqui várias dicas para você começar da maneira certa.

Os bloqueios ocorrem quando os algoritmos do Facebook identificam violações em suas políticas de publicidade ou atividades suspeitas por parte dos anunciantes. Então o anunciante fica impedido de criar novos anúncios na conta em questão. Isso é feito com o intuito de proteger os usuários da rede social.

Para evitar isso, seguir as regras e dicas é essencial. E quanto mais tempo você mantém uma conta de anúncio sem restrições, mais credibilidade você ganha com o algoritmo do Facebook.

E em 2021, quem trabalha com marketing digital também foi surpreendido por mudanças consideráveis no Facebook Ads, e agora para os afiliados, a melhor opção é ter uma estrutura própria para anunciar com segurança.

Mudanças do Facebook Ads para afiliados

Vamos então ver as dicas para diminuir consideravelmente as chances de bloqueio.

1. Seguir as políticas de publicidade à risca

Essa é uma dica óbvia, mas muitos anunciantes não se preocupam em ler as políticas de publicidade do Facebook. E qualquer violação mínima relacionada a isso, vai gerar bloqueio. Então tire um tempo para ler e verificar se seus planejamentos de anúncios estão de acordo com as políticas.

Evite promessas de resultados rápidos, como ganhar dinheiro, emagrecer, etc. Não use fotos de comparação com antes e depois.

2. Usar um domínio próprio

Principalmente depois das mudanças feitas pelo Facebook, usar um domínio próprio para anunciar virou algo fundamental. E isso aumenta significativamente a segurança do anúncio.

Imagine um link de afiliado como esse: https://go.hotmart.com/JFUNS52N; Esse domínio não pertence ao afiliado, ele é da Hotmart. Então quando milhares de afiliados anunciam esse link para todo tipo de produto, inclusive de produtos que violam as políticas do Facebook, esse link vai ser identificado como spam pelo algoritmo do Facebook. E é bem provável que ocorrerá um bloqueio na conta de quem usar esse link.

Por isso o ideal é que o afiliado tenha uma estrutura própria e sua própria página de venda.

3. O anúncio deve corresponder com a página de venda

O algoritmo do Facebook é bastante avançado, e ele analisa não só o anúncio, mas também a página de venda. E é importante que seu anúncio corresponda com o que de fato você está vendendo.

Pode ser perigoso tentar criar um anúncio que se enquadre dentro das políticas, mas sendo que a página de venda promove um produto que vai contra as políticas.

4. Cuidado com a linguagem

Respeitar os usuários é fundamental. Por isso tenha cuidado com textos que podem ofender os usuários, como por exemplo ao tentar vender um produto para resolver um problema de peso, saúde, psicológico, financeiro. Verifique se a linguagem não está sendo ofensiva para quem estará lendo e passando por esse problema.

5. Evite muitas revisões de anúncio bloqueado

Muitas vezes o bloqueio ocorre em anúncios primeiro, antes de ser na conta.

Quando um anúncio é bloqueado você pode solicitar a revisão dele, e em muitos caso é aprovado. Porém se ele for reprovado novamente, insistir nele pode gerar o bloqueio da sua conta. O ideal é reavaliar bem caso já ocorra a primeira reprovação. Se possível, deletar e criar um novo.

6. Seja original

Não copie outros anúncios. Você pode até tirar ideias, mas faça suas próprias personalizações.

Se muitos afiliados usarem o mesmo texto e imagens para os anúncios, isso poderá soar estranho e suspeito para o Facebook, então seu anúncio pode ser reprovado imediatamente.

Se você viu um vídeo onde a pessoa ensina a anunciar um texto que vende por exemplo, muitos afiliados também podem ter visto e usado o mesmo texto ou imagem. E o Facebook registra cada um deles e pode considerar com spam.

Portanto, crie seus próprios textos e imagens sempre que possível.