Mudanças do Facebook Ads e iOS 14 para afiliados

Quem trabalha com marketing digital teve que enfrentar nesse ano de 2021 uma notícia nada agradável. Que foi uma mudança drástica na forma de criação de anúncios no Facebook Ads.

Tudo começou com a Apple, que anunciou medidas de privacidade mais rigorosas para proteger seus usuários. Com isso, plataformas de anúncios e principalmente o Facebook Ads tiveram que se adaptar a essas novas regras.

O problema

Resumidamente falando, agora os usuários de dispositivos com iOS 14 ou maior, podem escolher se querem ser rastreados ou não por um site ou aplicativo. E isso impacta diretamente nos registros de eventos de conversão e na captura de interesses do usuário pelas plataformas de anúncio.

Então ferramentas como público-alvo e o remarketing podem ser afetadas, porque o Facebook terá que utilizar outros métodos para tentar identificar os usuários.

Restrição de links

Uma das medidas adotadas pelo Facebook foi restringir o tipo de link que o anunciante pode utilizar. Antes era muito comum os afiliados anunciarem links como esse: https://go.hotmart.com/SIURJW4O. Mas o Facebook entendeu que para garantir ainda mais a privacidade, os anunciantes só devem utilizar domínios verificados. Ou seja, domínios que pertençam ao anunciante. Então divulgar links de afiliado pode resultar em bloqueio de conta de anúncio.

Restrição de eventos de conversão

O Facebook também mudou drasticamente como uma conversão é contabilizada.

Agora, os eventos de conversão devem ser enviados diretamente por um servidor via uma tecnologia chamada API.

Exemplo: Digamos que você utilize a Hotmart. Para registrar suas conversões, você precisa configurar a Hotmart para enviar as informações lá para o servidor do Facebook quando uma venda for feita. Só informar o número do pixel não é mais suficiente como era antes.

Uma outra mudança foi na quantidade dos tipos de eventos que podem ser registrados. Agora ficaram limitados a 8 eventos de conversão. Mas isso não impacta o afiliado porque é mais comum utilizar 2 eventos: Compra e Início de finalização de compra.

E os eventos só podem ser registrados caso o anunciante possua um domínio verificado. Portanto se você quer usar ferramentas como Público semelhante (look-a-like), você precisa cumprir com esses requisitos.

A solução

O Facebook alcançou recentemente o valor de mercado de US$ 1 trilhão de dólares. E é claro que eles iriam trabalhar arduamente para garantir um bom funcionamento da sua principal fonte de renda, que são os anúncios. Portanto poderemos continuar tendo excelentes resultados em nossos anúncios se seguirmos os requisitos exigidos, que são:

  • Domínio verificado
  • Configuração da API de conversão
  • Definição dos eventos de conversão a serem utilizados

As empresas como o Facebook, Hotmart e Vendd tem trabalhado bastante para tornar esses requisitos o mais simples possível de serem implementados pelos anunciantes.

Na própria Hotmart e em algumas outras plataformas de afiliados você consegue configurar a API de conversão para registrar suas vendas.

Na Vendd, você consegue ter seu domínio próprio verificado no Facebook e também consegue ter uma página de vendas em questão de segundos, sem precisar se preocupar com criação e hospedagem de site.